30/08/2021

Amaggi deve encerrar 2021 com investimentos de 2,3 bi em obras e aquisições

 Amaggi deve encerrar 2021 com investimentos de 2,3 bi em obras e aquisições

A Amaggi prevê encerrar o ano com aproximadamente R$ 2,3 bilhões em investimentos no Brasil em obras e aquisições. "Os investimentos são voltados para áreas como produção agrícola, logística, produção de biodiesel, energia, fertilizantes e originação de grãos. Parte dos projetos já se encontra em andamento", disse a empresa em nota.

A Amaggi estima faturamento de R$ 44,2 bilhões em 2021. Deve instalar três novas plantas industriais, sendo duas fábricas misturadoras de fertilizantes - em Porto Velho (RO), com obras já iniciadas (e que também incluem um armazém de retaguarda), e em Sinop (MT), com obras por iniciar. A terceira planta industrial será de produção de biodiesel, em Lucas do Rio Verde (MT), em andamento, ao lado da planta processadora de grãos mantida no município.

"Outro investimento anunciado pela Amaggi para 2021 é o incremento da capacidade total de armazenagem da companhia - de 2,6 milhões para 2,85 milhões de toneladas de grãos - com novos armazéns distribuídos por regiões produtoras do País", disse na nota.

A empresa destaca a aquisição, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em março, dos ativos do Grupo O Telhar Agro no Brasil, localizados em Mato Grosso. "O investimento deverá elevar a capacidade produtiva agrícola da Amaggi (para grãos e fibras) em aproximadamente 34%, com base no acréscimo de 62 mil hectares à área produtiva total que a companhia passará a deter para primeira e segunda safras, chegando a quase 350 mil hectares."

Quanto ao setor de energia, a empresa diz estar investindo na diversidade de fontes de geração, "com a construção de uma nova Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e a implantação de conjuntos de placas fotovoltaicas em suas unidades". "Com obras já iniciadas e operações previstas a partir de 2023, a PCH Jesuíta, em Sapezal, deverá elevar em mais de 28% a potência instalada total da companhia, dos atuais 70 MW para mais de 90 MW a partir de 2023."

Conforme o comunicado, a Amaggi produz cerca de 1,1 milhão de toneladas por ano de soja, milho e algodão e possui uma base de relacionamento comercial de cerca de seis mil produtores rurais. Em 2020, comercializou aproximadamente 13,9 milhões de toneladas de grãos em todo o mundo (Broadcast, 27/8/21)