23/01/2024

Café: Entidades firmam declaração de sustentabilidade global do setor

 Café: Entidades firmam declaração de sustentabilidade global do setor

LOGO OIC

A Organização Internacional do Café (OIC), a Plataforma Global do Café (GCP) e o Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento assinaram na última semana uma declaração conjunta que visa fortalecer a cooperação para a transformação sustentável do setor global de café. Em nota, as entidades destacam que o compromisso aborda questões como renda digna, transparência de mercado, equidade de gênero e políticas e instituições facilitadoras.

Seguindo as prerrogativas da Rota 2030, acordada pelo Conselho Internacional do Café (CIC) e pelo Grupo de Trabalho Café Público Privado (CPPTF), a declaração reafirma o compromisso em ter uma visão comum para o setor, disse a nota.

 

Esta visão seria baseada na resiliência econômica, diversidade das origens do café, defesa da sustentabilidade ambiental e mitigação das mudanças climáticas, por meio da circularidade, produção regenerativa, comércio e consumo. Além disso, o pacto deve promover a preservação dos ecossistemas naturais nos países produtores, dos quais 42 são membros da OIC.

Um dos objetivos centrais do pacto, segundo as entidades, é abordar as causas dos obstáculos sociais e econômicos enfrentados pelos produtores, a fim de “superar esses desafios, tirar as comunidades da pobreza e promover um setor próspero para as gerações futuras”.

 

"A assinatura de hoje destaca o compromisso da OIC, da GCP e do Governo Alemão em elevar o setor e implementar iniciativas conjuntas eficazes para alcançar nossos objetivos comuns", afirmou Vanúsia Nogueira, diretora executiva da OIC (Broadcast, 21/1/24)