14/12/2018

Híbrido da Toyota carimba passaporte do etanol rumo à mobilidade elétrica

 Híbrido da Toyota carimba passaporte do etanol rumo à mobilidade elétrica

A Toyota anunciou hoje (13/12), no Palácio do Planalto (Brasília), que produzirá no Brasil o primeiro carro híbrido flex do mundo. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), parceira institucional da empresa no projeto, entende a importância do lançamento, que impulsiona a eficiência energética dos motores e a redução de emissões de CO2 com o uso do etanol.

São questões que sempre estiveram na agenda da UNICA quando se discute o futuro da mobilidade urbana considerando a eletrificação mundial da frota veicular. Os motores flex ainda têm muito espaço para avançar no Brasil, um diferencial em relação à outras nações. A produção de etanol ajudará o País no processo de transição para uma economia de baixo carbono.

“Esse projeto da Toyota está muito alinhado com as premissas do Programa RenovaBio e do Rota 2030. Mais recentemente, a UNICA apoiou a emenda para o Rota 2030, proposta pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS/SP), presidente da Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético, que dará mais valor aos veículos híbridos flex por meio de um diferencial tributário, fator considerado importante para o anúncio de hoje, afirma Elizabeth Farina, presidente da ÚNICA (Assessoria de Comunicação, 13/12/18)


Toyota vai produzir 1º híbrido do Brasil 

A Toyota anunciou nesta quinta-feira que vai ser a primeira montadora de veículos a produzir no Brasil um modelo híbrido, que além do motor elétrico é equipado com outro a combustão.

A companhia afirmou que o modelo, um “híbrido flex” em que o motor a combustão funciona com gasolina e álcool, será produzido no Brasil a partir do fim de 2019. A empresa não informou qual será o modelo a ser produzido com essa motorização e nem onde a montagem do veículos será feita.

O projeto tem parceria com a principal entidade representante do setor sucroalcooleiro no Brasil, a Unica, e está inserido em programa de apoio a universidades como USP e UnB, “permitindo a combinação de um motor elétrico e outro à combustão utilizando etanol brasileiro”, afirmou a Toyota.

O anúncio ocorreu após meses de testes, que culminaram em março com a ida de um modelo Prius com motorização híbrida flex de São Paulo para Brasília.

Atualmente o Prius é o veículo híbrido mais vendido no Brasil. O modelo, que é importado, custa cerca de 127 mil reais e teve vendas de cerca de 2 mil unidades em 2017.

Segundo a Toyota, a decisão de produção de um carro híbrido flex no Brasil ocorreu com a sanção nesta semana do programa de incentivo automotivo Rota 2030, “que oferece previsibilidade para as empresas investirem no longo prazo no país e estabelece, dentre outras medidas, novas políticas de estímulo a veículos mais eficientes” (Reuters, 13/12/18)