3tentos, companhia do agro, estreia no Novo Mercado da B3
3TENTOS_NurPhoto_GettyImages
Legenda: Empresa gaúcha que foi criada em 1995 tem cerca de 17 mil clientes
A 3tentos Agroindustrial, companhia do agronegócio que atua como varejista de insumos, faz originação e trading de grãos e industrializa, ingressou nesta segunda-feira (12/7) no Novo Mercado da B3, realizando uma oferta primária de ações. A gaúcha fundada em 1995 tem sede no município de Santa Bárbara do Sul e conta com cerca de 17 mil clientes. A ação da 3tentos na B3, cujo preço inicial fixado foi de R$ 12,25, registrou valorização de 7% nas primeiras negociações.
A oferta de ações da 3tentos foi restrita, via Instrução CVM 476, ou seja, direcionada a investidores profissionais, com pelo menos R﹩ 10 milhões para a compra de papéis. A operação foi dividida em oferta primária, referente a 94.117.647 ações; e oferta secundária, com a venda, inicialmente, de 15.686.275 ações. A oferta, no entanto, ainda pode contar com lote adicional e suplementar de ações até 13 de agosto, quando toda a operação estará concluída. A operação de oferta de ações da companhia foi coordenada pelos BTG Pactual (coordenador líder), Bank of America, Bradesco BBI, Citi, UBS BB e Safra.
Realizado na sede da B3, em São Paulo, e seguindo protocolos adotados na pandemia, o evento contou com a participação de Gilson Finkelsztajn, CEO da B3, e dos cofundadores da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, CEO da empresa, e João Marcelo Dumoncel, COO, além de outros executivos.
“Sabemos da nossa responsabilidade com os produtores, o time 3tentos e os acionistas, e nós superaremos todos os desafios. Conjugar agricultura, produtividade, alimento e energia renovável é o que a 3tentos busca desde seu primeiro dia de vida”, disse Luiz Osório Dumoncel, CEO da 3tentos, em seu discurso antes do toque de campainha que marcou o IPO na Bolsa.
Os recursos captados pela 3tentos vão ajudar a companhia no projeto de consolidação da sua liderança no mercado do Rio Grande do Sul e na sua expansão em direção ao Centro-Oeste, onde investirá na operação de varejo de insumos e também uma nova planta industrial em Mato Grosso, com produção de biodiesel. Além disso, os recursos vão reforçar o caixa e o capital de giro da empresa pelos próximos anos.
Os planos da 3tentos incluem a abertura de mais 30 lojas até 2025, sendo 22 no Rio Grande do Sul (três já foram abertas em 2021) e outras oito em Mato Grosso (hoje há uma loja no estado). No total, a companhia contará com 70 lojas em funcionamento dentro de cinco anos. Atualmente são 44 lojas gaúchas e uma no MS, distribuídas por 40 municípios que atende a outros cerca de 150. A equipe de agrônomos, técnicos agrícolas e pesquisadores soma 130 profissionais. Para a industrialização de farelo, óleo para rações de aves, suínos e bovinos, além da produção de biodiesel de soja, há dois parques industriais, um em Ijuí e outro em Cruz Alta, ambos no RS.
Nos últimos dez anos, a empresa vem registrando crescimento em torno de 27% ao ano. Em 2020, a 3tentos faturou R﹩ 3,1 bilhões, com aumento de 38,9% na receita, em relação ao ano anterior. Seu EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R﹩ 402 milhões, registrando um avanço de 111% na comparação com 2019 (Forbes, 12/7/21)