Ação coletiva para soluções sustentáveis
LOGO IICA
Ministros de Agricultura reunidos em São José, na Costa Rica, discutem a busca de uma aliança continental para o aprimoramento da segurança alimentar com base em um desenvolvimento social.
Fernando Mattos, do Uruguai, afirma que a ação conjunta dos países e as soluções vindas da ciência vão ajudar o mundo a enfrentar a crise hídrica. Segundo ele, os meios de produção deverão gerar sistemas de adaptação e de resiliência mais fortes.
Para Laura Suazo, de Honduras, o trabalho conjunto resulta em soluções efetivas. É necessário, segundo ela, aprender com os países que já desenvolvem políticas bem-sucedidas.
Manuel Otero, diretor-geral do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), entidade que organiza o evento na Costa Rica, afirma que nenhum país deve enfrentar essa crise multidimensional que o planeta passa de forma isolada, mas sempre com cooperação.
Marian Almhein, ministra do Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, que vai sediar a COP 28 em novembro, diz que os países devem, juntos, fazer dos sistemas alimentares e da agricultura uma prioridade na luta contra crises climáticas, em benefício da geração que ainda está por vir.
O evento, que reúne ministros de Agricultura dos países das Américas, ocorre de 3 a 5 deste mês (Folha, 4/10/23)