Açúcar branco toca máxima de 3 anos e meio na ICE; café robusta recua
Legenda: O contrato março do açúcar branco fechou em alta de 5,80 dólares, ou 1,3%, a 467,50 dólares por tonelada (Imagem: REUTERS/Peter Nicholls)
Os contratos futuros do açúcar branco negociados na ICE avançaram para uma máxima de três anos e meio nesta segunda-feira, apoiados por compras de fundos diante de um cenário de oferta apertada no curto prazo.
Os futuros do açúcar bruto e café arábica, cujas negociações ocorrem nos Estados Unidos, não operaram nesta segunda, devido ao feriado do Dia de Martin Luther King Jr. no país. O mercado reabrirá na terça-feira.
Açúcar
O contrato março do açúcar branco fechou em alta de 5,80 dólares, ou 1,3%, a 467,50 dólares por tonelada, após atingir máxima de 468,70 dólares, maior nível desde maio de 2017.
Operadores disseram que as safras ruins na Tailândia e União Europeia ajudaram a deixar a oferta apertada, enquanto o Paquistão está entre os países que buscam importar o adoçante.
“A forte demanda e uma falta de contêineres na Ásia estão ajudando a elevar os preços do açúcar branco”, disse a consultoria Green Pool em relatório.
As perspectivas de importações menores pela China nos próximos meses, porém, podem acabar ajudando a limitar as altas dos preços. “Essa possibilidade de as importações chinesas encolherem é o que nos faz pensar que a atual disparada nos preços está se antecipando se olharmos pelo ponto de vista dos fundamentos”, disse a corretora Marex Spectron em uma atualização semanal.
“Mas o mercado do açúcar é pequeno e a quantidade de dinheiro circulando pelos mercados mundiais é enorme.”
Café
* O contrato março do café robusta fechou em queda de 10 dólares, ou 0,7%, a 1.343 dólares por tonelada.
* Operadores mencionaram que é esperada uma aceleração nas vendas do Vietnã, maior produtor de robusta do mundo, antes do feriado do Tet, no mês que vem (Reuters, 18/1/21)