Agência ligada ao governo financia 'trator 5G'
Trator inteligente- modelo chinês é o primeiro a ser conectado às redes 5G (Instituto Nacional de Inovação e Criação de Máquinas Agrícolas Divulgação)
ABDI firma acordo com Anfavea, associação das montadoras, para impulsionar indústria conectada.
A Anfavea, associação das montadoras, fechou uma parceria com a Abdi (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) para massificar o uso da tecnologia 5G nas linhas de produção.
O acordo é assinado no momento em que o governo federal instituiu o Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação), que apoia a descarbonização dos veículos brasileiros e o desenvolvimento tecnológico para estimular a competitividade do setor.
Os primeiros projetos serão realizados com veículos agrícolas —tratores, principalmente. CNH, Caterpillar, Mercedes-Benz e AGCO integram o primeiro grupo de fabricantes.
A ideia é usar inteligência artificial e a conexão entre máquinas para transformar as fábricas em "indústrias 4.0".
O investimento será feito pela ABDI, o que reduz o risco para os fabricantes. Caso dê certo, será replicado em veículos de passeio.
Recentemente, a Stellantis, em parceria com a Tim, usou o 5G em Goiana (PE) na linha que produz o Fiat Toro e modelos da Jeep (Renegade, Compass e Commander).
A quinta geração ajudou no desenvolvimento de uma plataforma que monitora a qualidade de cada veículo produzido a partir do cruzamento de informações.
Esses projetos, no entanto, custam caro e envolvem riscos —algo que as montadoras querem evitar ao máximo (Folha, 12/1/24)