Agronegócio: “Empurrar os que vão bem...”
Em uma videoconferência nesta quinta-feira (14), para a discussão de assuntos que estão na pauta do Plano Safra, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues (Foto), disse que é importante “empurrar setores” que estão se saindo bem nesta pandemia.
Esses setores atenuam o impacto do coronavírus sobre a economia e reduzem o estresse fiscal. O agronegócio é um desses casos, segundo ele.
Rodrigues destacou também a necessidade de reforçar o apoio aos mais vulneráveis —se referindo ao auxílio emergencial de R$ 600.
Participaram da videoconferência a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e Rodrigues.
O seguro rural e a redução das taxas de juros constam da pauta de negociações. O montante do seguro rural deste ano poderá chegar a R$ 1,5 bilhão, 50% mais do que em 2019.
Para Campos Neto, é preciso dar ênfase ao seguro rural, enquanto Tereza Cristina diz que Economia e Agricultura estão se dando muito bem. Na visão dela, o avanço tem de ser com responsabilidade e contemplando os ajustes possíveis e necessários (Folha de S.Paulo, 15/5/20)