06/01/2021

Agronegócio se reúne com governo para negociar ICMS antes de 'tratoraço'

Agronegócio se reúne com governo para negociar ICMS antes de 'tratoraço'

Legenda: Arte/MarcoAngeli, Jornal da Cidade, 11/4/20

 

Membros da Faesp foram recebidos por secretários, mas fim da isenção fiscal deve continuar.

Representantes da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) se reuniram com membros do governo estadual nesta terça (5) para tentar reverter o fim da isenção fiscal aprovada na reforma administrativa de João Doria (PSDB).

O encontro com Gustavo Junqueira, secretário da Agricultura, e Patrícia Ellen, do Desenvolvimento Econômico, ocorreu dois dias antes de um protesto contra o reajuste do ICMS, apelidado pelo agronegócio de "tratoraço", previsto para amanhã (7).

O ajuste no imposto incidirá sobre insumos agrícolas a partir de 15 de janeiro. Segundo dados da Faesp, o fim da isenção pode elevar custos da produção em até 30%.

A entidade diz que o governo irá manter a medida.

O tratoraço prevê a participação de mais de 80 sindicatos rurais e agricultores de 130 cidades. Não estão previstos protestos na cidade de São Paulo.

Em nota, o governo diz que segue aberto a novas conversas e que o objetivo do ajuste fiscal é proporcionar ao Estado recursos para fazer frente às perdas causadas pela pandemia e manter suas obrigações em áreas como saúde, educação e segurança pública (Folha de S.Paulo, 6/1/21)