AL: Lista oficial de credores da Usina Laginha deve ficar pronta em abril
Em nota de esclarecimento, juízes deram detalhes sobre os rumos dos processos de dívidas trabalhistas da usina falida.
A Justiça de Alagoas divulgou nesta terça-feira (13) detalhes sobre o andamento dos processos de dívidas trabalhistas da Usina Laginha Agro Industrial, que pertencia ao empresário e ex-deputado federal João Lyra, mas que teve a falência decretada em 2012.
De acordo com a nota, o cronograma para consolidação da lista de credores está sendo cumprido e deverá ser concluído até a segunda quinzena de abril.
Após a falência, a Justiça determinou que uma administradora-judicial assumisse a gestão da massa falida. Segundo os juízes do processo de falência, desde então, a nova administração já analisou mais de 10 mil processos de habilitação de crédito que estavam pendentes e já realizou milhares de novas habilitações e correções na lista que tinha sido recebida pela administração anterior.
“Cabe ainda informar que a nova administração judicial encontrou na lista mencionada diversos créditos em duplicidade, e credores não identificados por CPF e/ou número de processo trabalhista, equívocos e omissões que necessitam ser sanadas para possibilitar o regular pagamento”, diz o texto.
Segundo os juízes, em um ano de atuação, a nova administração conseguiu reduzir as despesas da massa falida em 35%, o equivalente a R$ 190 mil reais por mês de economia dos recursos da massa falida.
Além da Usina Laginha, fazia parte do patrimônio duas usinas localizadas em Minas Gerais e outros ativos de menor valor que foram vendidos e geraram uma receita de mais de R$ 85 milhões.
De 2008 até agora, desde que o processo foi iniciado na Justiça, também foram decretadas as falências da concessionária de veículos Mapel e a indústria Sapel, também localizada em Minas Gerais, que pertenciam ao patrimônio do empresário João Lyra.
Ainda de acordo com os juízes, até agora foram mais de 2,4 mil decisões e sentenças com alguma ligação ao processo da massa falida (G1, 14/3/18)