Ataque à instalação na Arábia Saudita vai impactar preços do petróleo
Legenda: Área de extração de petróleo perto de Riad, capital da Arábia Saudita, atingida por drones com explosivos
André Perfeito defende que aumento no preço do petróleo saudita após ataque pode favorecer a Petrobrás.
O ataque à maior instalação de petróleo do mundo e um dos mais importantes campos de extração do óleo na Arábia Saudita neste sábado, 14, vai, certamente, afetar os preços da commodity. "O ataque deve trazer algum impacto aos preços no início da semana do barril de petróleo e favorecer a gigante brasileira Petrobrás", disse em nota o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito.
Segundo agências internacionais, os ataques com drones feitos por rebeldes do Iêmen miraram o maior campo de extração de petróleo da Arábia Saudita, que produz cerca de 1,5 milhão de barris por dia, e também a maior instalação de processamento do óleo cru do mundo, que tem capacidade de processar 7 milhões de barris por dia, cerca de 8% do total mundial.
Perfeito argumenta que, até a abertura dos negócios na segunda-feira, é necessário monitorar os "desdobramentos deste evento". "Mas tudo o mais constante, devemos ter um impacto para cima dos preços do barril quando abrirem os negócios", afirma o economista (O Estado de S.Paulo, 15/9/19)