Bosch e Basf criam joint venture global para a agricultura digital
FAZENDA DIGITAL lamyai_Gettyimage
Legenda: Cultivo da soja é um dos principais alvos das tecnologias destinadas às fazendas inteligentes
A joint venture entre a Bosch e a Basf Digital Farming, para distribuir e comercializar globalmente tecnologias agrícolas inteligentes, recebeu a aprovação de todas as autoridades de controle de fusões relevantes. Denominada BBSF (Bosch Basf Smart Farming), o anúncio do alcance global das operações foi realizado hoje (29). No ano passado, apenas a divisão de soluções para agricultura da Basf, uma das maiores multinacionais químicas do mundo, faturou € 7,7 bilhões. No grupo Bosch, voltado para IoT (Internet das coisas, tecnologias e serviços), a receita total foi de € 71,5 bilhões.
Com sede em Colônia, na Alemanha, e com participação paritária entre Bosch e Basf, a BBSF passa a ter como diretores executivos Florian Gwosdz e Silvia Cifre Wibrow, respectivamente. “Atingimos outro marco importante com a aprovação da joint venture pelas autoridades de controle de fusões, além de um progresso considerável nos últimos meses. Construímos a nova empresa juntos, montamos a nova equipe e continuamos testando nossos produtos com sucesso em nossos clientes, usando maquinários de diferentes fabricantes e sob condições climáticas e regiões distintas”, diz Gwosdz.
Entre as tecnologias que já fazem parte do pacote está, por exemplo, uma plataforma digital de plantio inteligente (smart planting solution) disponível no Brasil e Argentina, chamada xarvio e de domínio da Basf. Outra ferramenta é uma solução de pulverização inteligente (smart spraying), já reunindo as tecnologias das duas empresas, que está sendo desenvolvida e testada para os mercados da América do Norte, América do Sul e Europa, inicialmente.
A tecnologia se destina ao manejo automatizado de plantas daninhas em tempo real e somente onde necessário, na qual sensores de câmera de alta tecnologia e software da Bosch e unem à inteligência agronômica da xarvio. “A capacidade única do smart spraying de visualizar, decidir e pulverizar, orientado por inteligência agronômica, contribui para a sustentabilidade ambiental e do negócio dos agricultores”, diz Silvia. O pré-lançamento de smart spraying está previsto até o final deste ano (Forbes, 29/6/21)