14/11/2019

Brasil faz dever de casa para se tornar mais atrativo a estrangeiros

Brasil faz dever de casa para se tornar mais atrativo a estrangeiros

O Paraguai está aumentando suas vendas de etanol ao Brasil, mas isso está longe de significar que os produtores nacionais não conseguem abastecer o mercado nacional, avalia especialista ouvido pela Sputnik Brasil.

Os vizinhos paraguaios são o segundo maior fornecedor de etanol ao Brasil, informa reportagem do Broadcast Agro. Os Estados Unidos ainda respondem por cerca de 70% das importações, mas a fatia do Paraguai está na crescente. 

O economista-chefe da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Luciano Rodrigues (Foto), afirma que o Brasil produziu 33 bilhões de litros de etanol na última safra e as compras do Paraguai estão próximas de 100 milhões de litros. É um "volume relativamente pequeno", avalia.

"É uma condição conjuntural em que temos uma sobra de produção do Paraguai e, pelo acordo do Mercosul, esse produto pode entrar no Brasil sem pagar tarifa de importação e também sem fazer uso da cota de importação estabelecida pelo governo brasileiro. Então esse produto tem fluxo livre", diz Rodrigues à Sputnik Brasil. 

Ainda de acordo com o economista-chefe da Unica, as flutuações do mercado fazem com que "em alguns momentos é mais barato trazer de fora e em outros momentos é mais atrativo exportar" (Sputnik, 13/11/19)