05/02/2018

BRF reformula área de relações com o governo

BRF reformula área de relações com o governo

A BRF deu início este ano a uma reformulação na área de relações institucionais. Abrigada na vice-presidência de legal e relações - que está sem titular desde agosto do ano passado -, a área passou a ser liderada interinamente por Jorge Luiz de Lima. O executivo, que está na BRF desde 2016, comandava as operações da companhia de alimentos no Cone Sul.

À frente da das relações institucionais, o executivo já promoveu alterações na equipe - desligou Adriano Zerbini, gerente-executivo de relações corporativas internacionais. Procurada pelo Valor, a BRF informou que "não comenta rumores de mercado".

A área de relações institucionais da BRF esteve no centro de polêmicas no ano passado. Em março, outro gerente da área, Roney Nogueira, foi preso no âmbito da Operação Carne Fraca, que investiga corrupção entre fiscais agropecuários e frigoríficos. Posteriormente, Nogueira foi solto.

Em agosto, o vice-presidente de legal e relações, Jose Roberto Pernomian Rodrigues, pediu demissão após ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF) por fraudes envolvendo a importação de equipamentos da Cisco Systems Inc. A condenação não teve qualquer relação com sua atuação na BRF.

A saída da JR, como Rodrigues é conhecido, foi um dos motivos de stress na relação entre os fundos de pensão Petros e Previ e Abilio Diniz, presidente do conselho de administração da BRF. JR era um nome da confiança do empresário, que foi mantido no cargo mesmo quando o então CEO Pedro Faria tentou demiti-lo da BRF.

Segundo uma fonte ouvida pelo Valor, Jorge Luiz de Lima está ocupando a vice-presidência que cuida de relações governamentais "provisoriamente" e sua efetivação no cargo, que depende do aval do conselho de administração da companhia, ainda não está definida. Um nome de fora da BRF poderá ser contratado para exercer a função na empresa.

A reformulação da área de relações institucionais já é uma medida do novo CEO da BRF, José Aurélio Drummond Jr., que comanda a companhia desde meados de dezembro. Em novembro, quando o nome de Drummond ainda não havia sido confirmado, Abilio Diniz sinalizou a analistas, em teleconferência, que o novo CEO da BRF teria liberdade para escolher as duas vice-presidências vagas: a de relações institucionais e a de marketing (Assessoria de Comunicação, 2/2/18)