Cadê o dinheiro da Amazônia? Cadê Macron?, perguntam os próprios europeus
DEMATAMENTO AMAZONIA - Reprodução ZDF
Por Nelson de Sá
Da rede alemã ZDF ao francês Libération, cobertura da cúpula de Belém traz cobranças pela inação europeia.
O noticiário americano de Belém trouxe enunciados como "Líder brasileiro espera que cúpula da Amazônia traga de volta as proteções de que o mundo precisa", da agência Associated Press, por Washington Post e outros, e "Lula convoca vizinhos para a batalha do Brasil para salvar a Amazônia", da Bloomberg.
Na Europa, por outro lado, houve cobranças aos governos europeus, caso da rede alemã ZDF, que questionou "Onde está o prometido auxílio emergencial?" (acima) e arriscou que ele está sendo usado como "meio de pressão nas negociações entre União Europeia e Mercosul sobre um acordo de livre comércio".
Em franceses como a Radio France, a questão é "Por que Macron não vai à cúpula para salvar a Amazônia" e uma possível resposta é que "o presidente francês queria participar da cúpula do Brics, no entanto, ele não foi convidado" para a África do Sul.
O Libération também cobra o "ponto cego" de Macron, apesar de "convidado pessoalmente por Lula". Não compareceu nem permitiu representação da Guiana Francesa, só o embaixador (Folha, 9/8/23)