12/03/2021

Café arábica avança na ICE com valorização do real CAFE ReutersPaulo Whitaker

Café arábica avança na ICE com valorização do real       CAFE  ReutersPaulo Whitaker

Legenda: Os preços do café no Vietnã subiram, apoiados por uma recuperação nas cotações da commodity em Londres (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker

Os contratos futuros do café arábica negociados na ICE avançaram nesta quinta-feira, impulsionados em parte pela valorização do real no Brasil. O contrato maio do café arábica fechou em alta de 1,5 centavo de dólar, ou 1,1%, a 1,3235 dólar por libra-peso.

O real recuperou algum terreno após atingir recentemente uma mínima de 10 meses frente ao dólar, em meio a expectativas de um possível aumento na taxa básica de juros do Brasil na semana que vem.

O real mais valorizado reduz o valor de commodities precificadas em dólar nos termos da moeda local, podendo limitar as vendas por produtores.

A consultoria Safras & Mercado disse nesta quinta-feira que os cafeicultores brasileiros comercializaram 87% da safra 2020/21, mas agora interromperam as vendas.

O café robusta para maio avançou 9 dólares, ou 0,6%, para 1.419 dólares a tonelada.

Os preços do café no Vietnã subiram, apoiados por uma recuperação nas cotações da commodity em Londres, enquanto os prêmios na Indonésia aumentaram antes da principal colheita local, que pode ter início em maio, disseram operadores (Reuters, 11/3/21)