Café despenca na ICE
Legenda: O café arábica para maio recuou 3,3 centavos de dólar (Imagem: Reuters/Jose Roberto Gomes)
Os contratos futuros do café negociados na ICE fecharam em forte queda nesta sexta-feira, com os preços tanto do arábica quanto do robusta atingindo os menores níveis em quase duas semanas, enquanto o açúcar bruto terminou a sessão em alta.
O contrato maio do café robusta fechou em queda de 25 dólares, ou 1,8%, a 1.381 dólares por tonelada, menor patamar em quase duas semanas.
A corretora Marex Spectron, em relatório divulgado nesta sexta-feira, estimou a safra de robusta (conilon) do Brasil em 20,8 milhões de sacas, alta de 9,5% em relação à temporada anterior.
O relatório projetou um superávit de 1,4 milhão de sacas de robusta em 2021/22, mas um déficit de 12,1 milhões de sacas de arábica.
O café arábica para maio recuou 3,3 centavos de dólar, ou 2,5%, para 1,2885 dólar por libra-peso.
A Marex Spectron projetou a safra de arábica do Brasil em 2021/22, um ano de baixa no ciclo produtivo bienal do país, em 32,8 milhões de sacas, forte queda em relação aos 50 milhões de sacas da safra anterior.
O clima mais úmido previsto para áreas cafeeiras do Brasil nos próximos dias também foi citado como um fator baixista (Reuters, 5/3/21)