31/01/2024

França: Governo anuncia medidas enquanto agricultores cercam Paris

França: Governo anuncia medidas  enquanto agricultores cercam Paris

Protestos na França. Foto Blog O Antagonista

 

O novo primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, anunciou hoje que o país vai implementar medidas de controle sobre produtos alimentícios estrangeiros. Segundo ele, o objetivo é garantir uma "competição justa" para que as regulamentações aplicadas aos agricultores franceses "também sejam respeitadas pelos produtos estrangeiros", disse em discurso na Assembleia Nacional.

 Attal também afirmou que, a partir de agora, serão multados os varejistas de alimentos que não cumprirem a lei destinada a garantir uma parcela justa das receitas para os produtores franceses.

Desde ontem, os manifestantes formam barricadas e impedem o tráfego em estradas ao redor de Paris. Eles protestam por salários melhores e menos restrições, além de reclamarem dos altos preços de fertilizantes, energia e outros insumos. Os agricultores rejeitaram as medidas pró-agricultura anunciadas na semana passada pelo governo, considerando-as insuficientes.

O presidente francês, Emmanuel Macron, deve se encontrar com o chefe da Comissão Europeia na quinta-feira, em Bruxelas, para discutir a crise agrícola. Ele defende a política agrícola geral da União Europeia como a única maneira de manter viva a agricultura do continente em uma economia globalizada.

 

"Sem uma política agrícola comum (na UE), nossos agricultores não teriam receita. Muitos deles não conseguiriam sobreviver", disse na terça-feira durante uma viagem à Suécia (Associated Press, 30/1/24)