Franca quer transformar hospital do IMA em grande UTI contra Covid-19
Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca
Hospital da Caridade, criado para oferecer cuidados paliativos, tem 69 leitos que podem ser transformados em unidades de terapia intensiva.
A gestora clínica do Hospital de Caridade, Daniela Santana Polati (Foto): a instituição está pronta para converter toda sua estrutura em leitos de UTI para tratar pacientes com Covid-19 Franca vive uma situação privilegiada em relação a muitas outras cidades do Brasil e do mundo em questão de estrutura para atender os prováveis pacientes do coronavírus. Enquanto hotéis, centros de treinamentos de clubes de futebol e até navios são cogitados como alternativas, Franca possui estruturas hospitalares praticamente prontas para serem transformadas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para socorrer as vítimas da Covid-19.
A Prefeitura de Franca já atua junto ao Estado de São Paulo para equipar com os aparelhos necessários os 69 leitos do Hospital da Caridade, que fica no IMA (Instituto Medicina do Além), para transformá-los em leitos de UTI.
Na tarde dessa sexta-feira, 20, o prefeito Gilson de Souza (DEM), o chefe de Gabinete, José Conrado Netto, e os secretários municipais Anderson Minamihara (Desenvolvimento) e Luís Roberto de Oliveira (Administração e Recursos Humanos) participaram de uma videoconferência com o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) e os secretários estaduais João Henrique Germann (Saúde) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) para tratar do assunto.
“Esses 69 leitos seriam (originalmente) para cuidados paliativos, mas podemos transformá-los em UTIs. Gostaríamos que o secretário pudesse nos ajudar e dar a anuência para esse planejamento do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus para providenciarmos (os equipamentos)”, solicitou o prefeito, durante a videoconferência.
A gestora clínica do Hospital de Caridade, drª Daniela Santana Polati, que também é professora universitária, disse que a instituição está disposta a atender todas as necessidades de saúde pública da população. Segundo ela, o hospital está praticamente pronto para atender as vítimas desta pandemia.
“Franca é exemplo de cuidado ao próximo. Se for necessário, ficaremos sem dormir para preparar o hospital e cuidar do sofrimento humano. A ideia é recebermos pacientes de longa permanência, para esvaziar os outros hospitais durante esta pandemia”, disse a médica.
O chefe de gabinete da Prefeitura explica que a intenção é usar as instalações do IMA como alternativa caso os leitos de UTI dos hospitais públicos e privados da cidade cheguem próximo de seu esgotamento.
Segundo Netto, o Hospital Allan Kardec também ofereceu uma ala de seu complexo para o mesmo fim. Disse ainda que a Unimed e a Santa Casa também devem ampliar seus leitos de UTI.
Atualmente, Franca tem 78 leitos de UTIs. A Santa Casa enviou ao Estado um projeto de ampliação de leitos de UTI Adulto e leitos de internação e aguarda a liberação do investimento e custeio necessários.
O Hospital São Joaquim, da Unimed Franca, fez um planejamento de reserva de leitos de isolamento, para os casos de internação, e reservas de leitos de CTI, para os pacientes que necessitarem de tratamento em centros de terapia intensiva.
Hospital nasceu para tratar doentes terminais
O que nasceu para tratar pacientes terminais pode, agora, salvar vidas. O Hospital da Caridade, instalado no IMA (Instituto Medicina do Além), começou a ser construído há 18 anos pelas Obras Assistenciais Dr. Ismael Alonso y Alonso, no bairro Recreio Campo Belo, em Franca.
São 69 leitos, divididos em um amplo prédio de três andares. A ideia é que o hospital ofereça tratamento paliativo a pacientes com doenças terminais. O hospital foi construído devagar e, agora, quase 20 anos depois, está praticamente pronto e pode ser usado para salvar vidas, com a ideia da Prefeitura de transformá-lo em uma grande UTI para tratar os pacientes do novo coronavírus. A médica diz que faltam ser cincluídos apenas 10% de detalhes estruturais. “Esperamos que o hospital sirva de exemplo para o cuidado com a comunidade, a partir deste olhar para o sofrimento humano”.
A equipe de saúde do Hospital da Caridade já está montada, realizando reuniões para que comecem a trabalhar tão logo se confirme a necessidade de atendimento às prováveis vítimas da Covid-19. Como se trata de uma obra de caridade, a diretoria da instituição conta com a colaboração da comunidade. Quem quiser pode fazer doações através da agência 6843-8, conta corrente 29941-3, do Banco do Brasil, em nome de Hospital da Caridade de Franca (Grupo Comércio da Franca, 22/3/20)