12/12/2023

Frango: Análise Conjuntural Agromensal Dezembro/23 do Cepea/Esalq/USP

Frango: Análise Conjuntural Agromensal Dezembro/23 do Cepea/Esalq/USP

GRANJA AVES  Foto Divulgação Agência Brasil.jpg

Os valores dos produtos de origem avícola subiram na segunda quinzena de novembro, sobretudo na última semana do mês. Esse cenário garantiu que o preço médio mensal dos produtos superasse o registrado em outubro e avançasse pelo quarto mês consecutivo. O impulso aos preços veio da menor oferta de carne de frango no mercado doméstico.

 

Os feriados registrados em novembro (Finados, no dia 2, Proclamação da República, no dia 15, e Consciência Negra, no dia 20) acarretaram em diminuição nos dias úteis para abate nas agroindústrias. Consequentemente, houve queda na disponibilidade interna de carne. No mercado de cortes, dentre os produtos congelados monitorados pelo Cepea no atacado da Grande São Paulo, a maior valorização entre outubro e novembro foi registrado para a asa.

 

Quanto ao grupo dos resfriados, também no atacado da Grande São Paulo, a maior alta de preço de outubro para novembro foi verificada para o coração. No encerramento de novembro, as expectativas de agentes consultados pelo Cepea eram de que as vendas continuassem aquecidas em dezembro, fundamentados no recebimento do 13° pela maior parte da população (Assessoria de Comunicação, 7/12/23)