Governo procura substituto para presidente da Embrapa
No cargo desde outubro passado, Sebastião Barbosa deverá ser trocado por profissional com um perfil mais aberto ao mercado.
O Ministério da Agricultura decidiu substituir o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sebastião Barbosa. No cargo desde outubro passado, ele foi escolhido no mandato do então ministro Blairo Maggi para substituir Maurício Lopes.
Agora, a ideia é buscar um profissional com um perfil mais aberto ao mercado e até mesmo um representante do setor privado que não seja funcionário da Embrapa. Barbosa é pesquisador aposentado da unidade de algodão da empresa. A troca deve ocorrer em breve, sem processo de seleção interna.
Na escolha do atual presidente participaram 16 concorrentes e três finalistas foram avaliados pelo Conselho de Administração da Embrapa. Sem o “vestibular”, a própria ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciaria o indicado ou a indicada. O Ministério informa que não se pronunciará sobre o assunto (O Estado de S.Paulo, 1/7/19)