Grupo SinAgro adota modelo híbrido de trabalho com solução da KeepTrue
Com o crescimento do agronegócio e a necessidade de ampliação do time, empresa passa a gerenciar a presença de seus colaboradores nos escritórios utilizando solução de gestão de postos de trabalho
Ao contrário de muitos setores que retraíram com a pandemia, o agronegócio seguiu sua expansão e, em 2020, o PIB (Produto Interno Bruto) deste segmento fechou com alta recorde de 24,31%. O crescimento impulsionou a ampliação das operações que atuam neste mercado, como foi o caso do Grupo SinAgro, que é especializado em distribuição de insumos agrícolas para o cerrado. Porém, para trazer mais colaboradores à sua estrutura organizacional, foi necessário adotar um modelo híbrido de trabalho.
A fim de apoiar na distribuição da equipe dentro da operação, o que requer um limite diário de pessoas no ambiente para obedecer aos protocolos de distanciamento, a SinAgro adotou uma solução de gestão de postos de trabalho desenvolvida pela KeepTrue, hub de startups focadas em automação e Inteligência Artificial, em parceria com a Brasoftware, um dos principais provedores de tecnologia do mercado brasileiro.
A estrutura do Grupo SinAgro é dividida entre o trabalho de campo, que é realizado nos clientes e, por ser considerado atividade essencial pelo governo, não sofreu alterações, e o backoffice, departamento responsável por suportar as atividades externas. Este time, que foi ampliado, dependia de uma reorganização para limitar o número de profissionais dentro do escritório, localizado em Goiânia - GO.
“O ecossistema do agronegócio nunca pode parar e, durante a pandemia da Covid-19, nossas demandas estavam em constante crescimento, assim como as novas contratações para atendê-las, reforçando a necessidade de crescimento do nosso quadro de funcionários. Diante deste cenário, decidimos migrar para um modelo híbrido de trabalho, que mescla a modalidade presencial e à distância. Porém, precisávamos de uma solução que possibilitasse essa transição de acordo com as recomendações sanitárias governamentais”, explica Alisson Lima, diretor de Recursos Humanos do Grupo SinAgro.
A adoção do SeatFree, solução que pode ser acessada via web por meio do Microsoft Teams ou via smartphone por meio do Android ou iOS, permite que o colaborador cheque as estações e as salas de reuniões disponíveis para agendar sua ida ao escritório de acordo com o dia e o horário desejado. A aplicação também está conectada a sensores e a controladores equipados com IoT (Internet das Coisas), que ficam espalhados pelas dependências da empresa e tem como função coletar informações sobre a presença ou a ausência dos colaboradores em seus postos de trabalho, disponibilizando a visualização desses espaços em tempo real.
Além disso, os gestores podem acessar relatórios sobre os agendamentos e os comparecimentos de sua equipe. Tudo, disponibilizado visualmente no Teams, o que possibilita a organização e a gestão dos profissionais presentes nas instalações.
Segundo Carlos Kazuo Tomomitsu, CEO da KeepTrue, por meio dessa tecnologia é possível evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações, eliminando os riscos de contágio entre os funcionários de uma mesma organização e, no futuro, servirá de apoio aos times que foram ampliados, porém sua estrutura não.
“O modelo híbrido de trabalho deve permanecer mesmo com o fim da pandemia, pois muitas empresas entenderam que é possível adotar o home office em parte do tempo do profissional, reduzindo assim a infraestrutura das organizações. Porém, para que essa transição seja bem-sucedida e se mantenha no futuro, o apoio tecnológico é fundamental para a organização dos espaços, que devem ganhar propósitos diferentes após a pandemia”, finaliza Kazuo (Assessoria de Comunicação, 28/5/21)