17/02/2020

Ícone da Guerra do Golfo, jipão volta ao mercado com motor elétrico

Ícone da Guerra do Golfo, jipão volta ao mercado com motor elétrico

Legenda: Hummer H2, lançado em 1999 pela montadora General Motors

 

Novo Hummer deve ser exibido no meio do ano no Salão de Detroit.

 

Símbolo do poder bélico dos EUA durante a Guerra do Golfo, no início dos anos 1990, o jipão Hummer completa 35 anos de lançamento em 2020. A data será celebrada com o renascimento da marca, que terá veículos movidos a eletricidade.

A montadora General Motors vai apresentar as primeiras imagens do modelo em maio. No mês seguinte, o carro deve ser exibido no Salão do Automóvel de Detroit.

Em vídeos divulgados na internet, a fabricante revelou a grade e os faróis do novo Hummer, que terá aproximadamente 1.000 cv de potência.

 

É uma enorme diferença em comparação aos primeiros Humvee, nome original do jipão. Sua história começou em 1985, quando algumas unidades foram entregues às Forças Armadas dos Estados Unidos. Na época, a montagem era feita pela empresa American Motors.

Os carros que foram para o front no Golfo Pérsico eram equipados com motor 6.2 V8 a diesel de cerca de 190 cv. Com características de caminhão, o jipe pesava 2.400 quilos e levava quatro soldados, além de armas e equipamentos. Sua suspensão era capaz de dar saltos sobre as dunas do deserto, sacudir a poeira e seguir em frente.

 

O utilitário feito para os campos de batalha ganhou versão urbana em 1992, quando passou a se chamar Hummer. Seu principal garoto-propaganda foi o ator Arnold Schwarzenegger, que incentivou a produção civil do utilitário.

Tudo era exagerado, a começar pelos 2,2 metros de largura. A altura seguia a mesma medida, adequada apenas às grandes vagas disponíveis nas garagens americanas.

Em 1999, a General Motors assumiu a produção do Hummer e ampliou a linha. Além da versão original H1 com carroceria picape, vieram as opções H2 e H3, de menor porte.

Todos os modelos traziam motores V8, de elevado consumo de combustível e pouca preocupação com emissões de poluentes, o que enfurecia os ambientalistas americanos.

A produção foi encerrada em 2010, quando a General Motors precisou rever sua atuação global para sair da crise. 

Ao renascer como veículo elétrico, o Hummer pretende enfrentar a exótica Cybertruck, picape apresentada pela Tesla em 2019. Ambos devem ser lançados em 2021 (Folha de S.Paulo, 15/2/20)