08/09/2023

Inadimplência atinge mais de 1/4 dos produtores rurais do Brasil

O Sul do Brasil registrou o menor nível de negativação, com apenas 15% dos produtores rurais da região registrando inadimplência (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

O Sul do Brasil registrou o menor nível de inadimplência (Imagem Arquivo Agência Brasil)

Por Pasquale Augusto

 

Um levantamento do Serasa Experian, que considera as 27 unidades federativas do país, revelou que, em julho deste ano, 28% dos produtores rurais brasileiros estavam inadimplentes.

De acordo com o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, apesar de parecer expressivo, o índice permaneceu praticamente estável, com aumento de 1%, frente ao mesmo estudo realizado em março.

“Ainda que tenhamos uma fatia de produtores inadimplentes, esse número pode ser considerado baixo, pois, quando comparamos com toda a população negativada, por exemplo, o índice chegou a 43,7% em julho deste ano”, explica.

De acordo com o estudo, curiosamente, a idade é um fator determinante sobre a negativação no campo. Os dados mostram que os trabalhadores rurais que possuem mais de 60 anos possuem menor inadimplência, enquanto aqueles que possuem entre 18 e 25 anos marcaram níveis mais altos.

Sul do Brasil registrou o menor nível de inadimplência rural

Na análise por região, é possível observar que o Sul registrou o menor nível de negativação, com apenas 15% dos trabalhadores do campo com nome no vermelho. Em sequência, vêm Sudeste (24,6%), Centro-Oeste (30,4%), Nordeste (33,8%) e Norte (40,1%).

A visão por Unidades Federativas (UF) mostrou que é no Amapá o maior percentual de produtores rurais inadimplentes, com 53,4%. Em contrapartida, o estado de Santa Catarina mostra o cenário mais positivo, com 13,3% (Money Times, 7/9/23)