01/09/2023

Israel abre mercado para carne de frango do Brasil

Israel abre mercado para carne de frango do Brasil

FRIGORIFICO DE FRANGO - FOTO AGENCIA BRASIL

O Brasil vai poder exportar carne de frango para Israel, informaram o Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores em nota conjunta. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tinha dado a notícia em coletiva de imprensa na Expointer, quando destacou o nível de credibilidade do sistema brasileiro de defesa agropecuária. De acordo com as pastas, o Brasil será o primeiro país a exportar carne de frango para o mercado israelense.

Os ministérios informaram que as negociações foram concluídas nesta quinta-feira após reuniões de representantes do ministério com as autoridades sanitárias locais e visitas para coletar informações sobre o processo de produção kosher - adequado aos preceitos do judaísmo. Os exportadores terão de aderir ao método kosher para comercializar a proteína ao país. Segundo a Agricultura, o abate e o processamento "kosher" não afetam a "inocuidade dos produtos nem o cumprimento de preceitos de bem-estar animal".

Na última terça-feira, o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Carlos Goulart, viajou ao país para concluir as discussões técnicas para abertura do mercado para a carne de frango brasileira em reunião bilateral com as autoridades sanitárias de Israel.

Segundo o ministério, Israel é um dos maiores consumidores mundiais per capita de carne de frango e demanda sobretudo cortes de maior valor agregado, como o peito e o shawarma. Conforme dados do Ministério da Agricultura israelense (MOAG), o país consumiu mais de 600 mil toneladas de carne de frango nos últimos anos. De acordo com dados do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat), as exportações de produtos agropecuários brasileiros para Israel somaram R$ 727,432 milhões em 2022 (Broadcast, 31/8/23)