Justiça libera reabertura de planta da JBS que teve casos de Covid no RS
Setor autorizado ao retorno emprega 260 empregados, mas apenas 80 realizarão tarefas em conjunto.
A Justiça do Trabalho determinou a retomada parcial do funcionamento de dois setores da planta da JBS em Passo Fundo (RS). A indústria frigorífica é um dos focos mais graves de Covid-19 no Rio Grande do Sul, com cerca de 1.500 contaminados.
O setor autorizado ao retorno emprega cerca de 260 empregados, mas apenas 80 deles realizarão tarefas em conjunto pelo prazo de quatro dias, de acordo com a decisão. Apesar de medidas sanitárias exigidas por lei, funcionários ainda têm receio de retornar nesta semana.
“Não somos contra a retomada, mas entendemos que é preciso fazer teste em massa. Todos os que não fizerem estarão correndo risco”, diz Paulo Madeira, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do estado.
Outro lado
A JBS diz que não comenta processos judiciais em andamento, mas reitera tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 na sua unidade de Passo Fundo (RS) e em todas as suas plantas no Brasil, conforme as orientações dos órgãos de saúde e protocolo do Ministério da Saúde, Economia e Agricultura.
A empresa segue orientações do Hospital Albert Einstein e de médicos contratados para implementar medidas. Cita medidas como afastamento de pessoas do grupo de risco, desinfecção diária das unidades, medição de temperatura e monitoramento permanente de 100% dos colaboradores (Folha de S.Paulo, 29/6/20)