Logística: Agroconsult diz que portos do Brasil estão “funcionando 100%”
A logística de escoamento da safra 2019/20 no Brasil não foi prejudicada pelo avanço do coronavírus, disse o sócio analista da Agroconsult, Fabio Meneghin. "Não temos problemas com a logística em função do coronavírus. Diferentemente da Argentina, onde os sindicatos conseguiram bloquear bastante coisa nos portos da região de Rosário, no Brasil os portos ficaram todos abertos, funcionando 100%", disse o analista.
Segundo ele, o País está aproveitando um espaço deixado pelo problema logístico argentino. "Em março, a exportação vai bater em mais de 13 milhões de toneladas de soja, o que deve ser o recorde de todos os anos para este mês", disse. "Por enquanto a gente não tem nenhum problema e acho que não vai acontecer."
Segundo o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, chegou a haver preocupação quando sindicatos de trabalhadores portuários no País, preocupados com a segurança da categoria, indicaram a intenção de paralisar atividades, mas destacou o esforço dos ministérios da Infraestrutura e da Agricultura e das secretarias estaduais dos Estados onde estão os principais portos em buscar um entendimento para evitar paralisação.
Ele destacou ainda a compreensão de trabalhadores e sindicatos da necessidade de continuidade dos trabalhos. "Foi um trabalho intenso nos bastidores para que chegássemos à conclusão da essencialidade desses portos e do escoamento da produção dentro de uma normalidade", disse Pessôa. O representante lembrou que este é um momento "crítico" para a safra, de escoamento e finalização dos trabalhos de colheita (Broadcast, 31/3/20)