19/12/2017

Meteorologia Mundial confirma início do La Niña já na virada do ano

Meteorologia Mundial confirma início do La Niña já na virada do ano

Recentemente, as temperaturas da superfície do mar na parte oriental do Pacífico tropical têm esfriado e já chegam a condições características de um episódio fraco de La Niña. Da mesma forma, a maioria dos indicadores atmosféricos agora coincidem com os correspondentes para as primeiras fases de um episódio de La Niña.

Os modelos climáticos indicam que é provável que estas condições de La Niña serão mantidas até o primeiro trimestre de 2018. E é menos provável que retornará às condições neutras de um período de El Niño-Oscilação do Sul (ENSO) antes do início de 2018 e a possibilidade de um episódio de El Niño parece muito remota antes do segundo trimestre do ano que vem. Os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais continuarão a monitorar de perto a evolução do fenômeno ENSO nos próximos meses.

Segundo informações da Organização Meteorológica Mundial, em um reporte sobre o fenômeno, há de 70% a 80% de possibilidade de que as condições de La Niña se estendam até o primeiro trimestre de 2018. 

A organização prevê ainda que se trate de um La Niña fraco, com uma pequena possibilidade de poder se desenvolver para uma intensidade moderada. 

Confira o boletim da Organização Meteorológica Mundial sobre a atual situação e perspectivas para o próximo ano a respeito do El Niño e La Niña (Notícias Agrícolas, 18/12/17)