28/07/2023

No ES, Alckmin acompanha primeira exportação de lítio verde do Brasil

Carregamento de lítio verde que será recebido na China no Porto de Vitória. Foto Vitor Jubini Rede Gazeta

Carregamento de lítio verde . Foto Vitor Jubini Rede Gazeta

 

Carga de 30 mil toneladas foi colocada em navio no Porto de Vitória na manhã desta quinta-feira (27) e será enviada para a China. Essa foi a primeira exportação brasileira do insumo, que é usado para fabricar baterias de carros elétricos.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) acompanhou nesta quinta-feira (27), durante visita ao Espírito Santo, o envio da primeira carga de lítio verde do país, extraído do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, para a China. Ao todo, foram embarcadas 30 mil toneladas do insumo. O material é usado principalmente na produção de baterias de veículos elétricos.

O envio da remessa do chamado "lítio verde" aconteceu no final da manhã no Porto de Vitória. Também estiveram presentes Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), entre outras autoridades.

O carregamento feito no navio HG Rotterdam será recebido pela chinesa Yahua International Investment and Development Co.

 

Primeiro carregamento de lítio verde do país

De acordo com a Vports, empresa que administra o Porto de Vitória, esse é o primeiro carregamento de lítio verde no país, produzido pela Sigma Lithium, empresa que abastece a nova geração de baterias de veículos elétricos com lítio ambientalmente e socialmente sustentável (lítio verde).

Ao todo, foram enviadas 15 mil toneladas de lítio sustentável de alta pureza para baterias, chamado de lítio verde, e 15 mil toneladas de rejeitos ultrafinos de alta pureza sem produtos químicos e empilhados a seco (rejeitos verdes), produzidos pelo projeto Grota do Cirilo.

De acordo com o governo do estado de Minas, a estimativa é que até o final do ano sejam exportadas cerca de 130 mil toneladas do material.

A Sigma Lithium é considerada uma empresa verde instalada no estado mineiro dedicada a alimentar a próxima geração de baterias de veículos elétricos com lítio ambientalmente sustentável e de alta pureza, considerado triplo zero (zero carbono, zero rejeitos e zero químicos nocivos).

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, uma empresa verde é aquela comprometida com a redução dos impactos de seu negócio sobre o meio ambiente, segundo os 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. O movimento tem crescido em todo o mundo.

"Ser uma empresa “verde”, que respeita o meio ambiente, é uma postura que vem sendo valorizada pelo mercado em todo o mundo. E não se trata apenas de reduzir o consumo de água e energia, ou ainda de utilizar produtos não poluentes. Trata-se de assumir uma postura de respeito para com o meio ambiente como parte de um conceito maior, de sustentabilidade", informou o Sebrae (G1, 27/7/23)