19/12/2022

Nomes do MDB são cotados para Ministério da Agricultura

Nomes do MDB são cotados para Ministério da Agricultura

deputado Sergio Souza Foto Blog Agência FPA

Impasse no PSD abriu espaço para outros partidos pleitearem a vaga.

O deputado Sergio Souza (MDB-PR) passou a ser cotado nos últimos dias para assumir o Ministério da Agricultura no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em meio a tratativas de Lula com os partidos aliados, a expectativa agora é que a vaga seja ocupada por um emedebista.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) também tenta se cacifar para assumir a vaga. Foi cogitado que o posto fosse oferecido a Simone Tebet (MDB-MS), mas ela sinalizou não ter interesse, além de enfrentar resistência no setor.

Sergio Souza está no final do mandato como presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) e agrada a bancada ruralista.

Até o início da semana, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) era tido como principal nome para assumir a Agricultura. Ele seria a indicação do PSD no Senado. Já o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) entraria na cota pessoal de Lula para comandar a Infraestrutura.

De acordo com pessoas que participam das negociações, no entanto, não haveria espaço para duas indicações do PSD no Senado. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), bateu o pé para que Silveira, seu aliado, seja o indicado da sigla.

Enquanto Fávaro tem mais quatro anos de mandato como senador, Silveira ficará sem cargo a partir de janeiro.

O impasse no PSD fez com que se abrisse espaço para negociações em torno do Ministério da Agricultura por outros partidos (O Estado de S.Paulo, 17/12/22)