16/02/2024

Ometto sofre derrota em reunião para decidir comando da Vale

Ometto sofre derrota em reunião para decidir comando da Vale

Lula e os empresários João Camargo (centro) e Rubens Ometto  Foto Divulgação

O presidente Lula e os empresários João Camargo (centro) e Rubens Ometto, durante jantar do Esfera Brasil, em São Paulo. Foto Divulgação

 

Previ e Bradesco não encampam indicação de dono da Cosan.

O presidente Lula sofreu uma derrota na tentativa de fazer Guido Mantega presidente da Vale, mas não foi o único. O empresário Rubens Ometto, que tenta emplacar Luis Henrique Guimarães, também teve um revés.

Na reunião extraordinária do conselho da Vale nesta quinta (15) para decidir quem será o novo presidente da mineradora, Bradesco e Previ, o bilionário fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, não encamparam o nome de Guimarães —nem mesmo para um mandato tampão de um ano.

A solução, proposta como uma alternativa ao impasse no conselho, foi defendida somente pela japonesa Mitsui e pela Cosan de Ometto.

Todos eles são acionistas da Vale. Pessoas que participam das conversas afirmam que a Previ e o Bradesco também não querem a continuidade de Eduardo Bartolomeo, atual presidente, como interino até que o sucessor seja escolhido.

Bartolomeo, cujo mandato vence em maio, busca a recondução.

A proposta da Mitsui e da Cosan foi manter Bartolomeo por mais um ano e, depois desse período, Guimarães assumiria o cargo. O executivo presidiu a Cosan e integra o conselho de administração da Vale desde abril de 2023 (Folha, 16/2/24)