11/09/2023

Perspectiva para ratings do setor de proteína animal está se deteriorando

Perspectiva para ratings do setor de proteína animal está se deteriorando

logo Fitch Ratings - Foto Reuters-Brendan McDermid

A perspectiva para os ratings do setor global de proteína animal deve se deteriorar por causa de um ambiente fraco de consumo, taxas de juros mais altas e desafios como riscos sanitários e o ciclo do gado nos Estados Unidos, disse a Fitch Ratings em relatório.

Segundo a agência de classificação de risco, a demanda global por carnes deverá se manter resiliente. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) espera aumento de 0,8% em 2023, após crescimento de 2,8% em 2022. No entanto, consumidores tenderão a migrar para opções de preços mais baixos, como carne de frango e suína, enquanto o consumo de carne bovina será prejudicado pela oferta mais restrita, disse a Fitch.

A Fitch destacou também que o setor de proteína animal enfrenta desafios contínuos relacionados a riscos sanitários, incluindo surtos de doenças como gripe aviária, peste suína africana e doença da vaca louca. Esses surtos podem levar a paralisações temporárias na produção, proibições de exportação e preços domésticos mais baixos. A maior parte das empresas do setor cobertas pela agência, porém, tem diversificação suficiente, geográfica ou de proteínas, para mitigar os problemas causados por riscos sanitários, disse a Fitch.

Para a agência, o ciclo desfavorável do gado nos EUA deverá afetar a lucratividade de companhias expostas ao segmento de carne bovina no país, como JBS, Tyson e Marfrig. "As empresas estão tentando preservar fluxo de caixa livre com investimentos mais moderados de modo geral", disse a Fitch. A agência destacou que a maior parte das empresas no setor parece ter cronogramas de vencimento de dívida moderados, graças ao bom acesso aos mercados de capitais e às linhas de crédito bancário (Broadcast, 8/9/23)