PIB da agropecuária mantém ritmo forte
PIB Imagem Blog Jornal Campo Aberto
O PIB (Produto Interno Bruto) da agropecuária teve uma aceleração de 8,8% no terceiro trimestre deste ano, em relação a igual período de 2022. Com isso, o PIB acumulado do setor fica em 18,1% de janeiro a setembro.
A alta no trimestre passado ocorreu devido ao bom desempenho do milho, que registrou produção 19,5% acima da do ano passado.
O IBGE apontou também um comportamento melhor da safra de cana-de-açúcar (mais 13,1%), de algodão (12,5%) e do café (6,9%). Laranja (menos 7,3%) e trigo (-8,7%) tiveram um desempenho pior.
O PIB caminha para fechar o ano com taxa de evolução superior a dois dígitos. Nos últimos quatro trimestres, em relação aos quatro anteriores, o crescimento é de 14,4%.
O IBGE fez uma revisão nas taxas dos dois primeiros trimestres, apontando alta ainda maior. A evolução do primeiro trimestre foi de 22,9%; a do segundo, 20,9%. Ambas são comparadas com o desempenho de igual período do ano anterior.
O PIB do terceiro trimestre deste ano, quando comparado com o do segundo, teve retração de 3,3%, segundo o IBGE (Folha, 6/12/23)