Produção de petróleo atinge marca recorde de 4 milhões por dia no Brasil
Legenda: Apenas nas áreas de exploração do pré-sal, a produção de petróleo equivalente totalizou 2,682 milhões de barris diários em janeiro
Apenas nas áreas de exploração do pré-sal, foram produzidos 2,682 milhões de barris diários em janeiro, segundo a ANP.
A produção de petróleo e gás no Brasil foi recorde em janeiro, segundo estatística da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram extraídos 4 milhões de barris de óleo equivalente (boe/d), um crescimento de 21% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Como tem acontecido sucessivamente, mais uma vez o destaque foi o pré-sal, que já responde por 66,37% do desempenho do País.
O campo de Lula, localizado no litoral do Rio de Janeiro, é o maior produtor. A área é operada pela Petrobras, que continua liderando o mercado, ainda mais depois que conseguiu colocar em operação um conjunto de plataformas que estavam sendo construídas. Nos últimos dois anos, foram instalados oito novos sistemas de produção.
“Os resultados positivos da produção de petróleo e gás são, portanto, o resultado de decisões de investimento iniciados em períodos anteriores que requerem um elevado montante de recursos e que, após a produção, irão gerar retornos e geração de caixa por longos períodos”, avaliou o economista e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) Rodrigo Leão.
Ele acrescenta que, ao mesmo tempo em que a produção de petróleo cresce, o seu processamento nas refinarias da estatal se mantém estável. O resultado é que o petróleo, que poderia ser utilizado como matéria-prima para a fabricação de combustíveis, está sendo cada vez mais exportado.
Ao divulgar estatísticas de produção no Brasil, a ANP informou também que, em janeiro, foram extraídos 3,17 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo, um crescimento de 20% em um ano. Apenas nas áreas de exploração do pré-sal, foram produzidos 2,682 milhões de barris diários nesse mesmo período. Enquanto a produção de gás natural, de 139 milhões de m³/dia, avançou 22,6% (O Estado de S.Paulo, 20/2/20)