31/08/2022

Recursos do Moderfrota do BNDES já se esgotaram

Recursos do Moderfrota do BNDES já se esgotaram

Recursos do Moderfrota do BNDES Foto Blog Vermelho

 

Os R$ 5,983 bilhões que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tinha para distribuir pelo Moderfrota, principal programa de financiamento de máquinas agrícolas do Brasil, já se esgotaram.

 

A informação foi compartilhada com o Broadcast Agro pelo presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Pedro Estevão Bastos de Oliveira. Procurado, o BNDES não comentou sobre o tema.

 

O esgotamento dos recursos ocorre pouco mais de um mês após o Ministério da Economia publicar portaria definindo o montante de recursos com taxas de juros equalizadas que instituições financeiras concederiam pelo Plano Safra 2022/23.

No dia 19 de julho, quase um mês após o lançamento do Plano Safra 2022/23 pelo governo federal, em 29 de junho, o governo publicou a portaria 6.454, na qual informou os montantes de recursos de linhas do Plano Safra 2022/23, com taxas de juros equalizadas pelo Tesouro, autorizados para cada instituição financeira distribuir, com o detalhamento por linha.

No fim de julho, o BNDES havia informado a suspensão de novos pedidos de financiamento, "em razão do nível de comprometimento dos recursos", de diversas linhas do Plano Safra.
Em 23 de agosto, o banco informou a retomada de novos pedidos das linhas do Programa Crédito Agropecuário Empresarial de Investimento; Programa para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Programa ABC+), em relação às linhas ABC+, Recuperação, ABC+ Orgânico, ABC+ Plantio Direto, ABC+ Integração, ABC+ Florestas, ABC+ Manejo de Resíduos, ABC+ Dendê, ABC+ Bioinsumos, ABC+ Manejo dos Solos; Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), exclusivamente na linha destinada a operações com taxa de juros prefixada de até 8,5% anuais (Broadcast, 30/8/22)