São Paulo ganha Frente Parlamentar em defesa do Agronegócio
O efeito transformador da revolução agrícola no Brasil nos últimos anos é certamente o destaque da economia brasileira, o agro expandiu suas vendas para o mundo, conquistou novos mercados, e continua abrindo perspectivas para o desenvolvimento futuro do País. Em São Paulo não é diferente, o agronegócio movimenta a economia paulista, gera emprego e renda e é destaque no PIB nacional.
Diante deste cenário e da importância do setor, foi criada a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, que nasce com a missão de defender o setor, contribuir com a formulação de políticas públicas e implantação de medidas necessárias ao fortalecimento e desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva que envolve o Agro paulista direta ou indiretamente.
A Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, que é presidida pelo deputado Itamar Borges, recebeu o apoio de diversas entidades, lideranças e representantes do setor no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa, nas Prefeituras e Câmaras Municipais.
O parlamentar ressalta a importância da criação de uma Frente que atue em prol do desenvolvimento do setor, que vai desde agricultura do campo, passando pela pesquisa, agroindústria, licenciamento e consumidor, também no Estado de São Paulo. “São Paulo precisa de um espaço dentro da Assembleia Legislativa para debater os assuntos relevantes do setor e contribuir com iniciativas que estimulem toda a cadeia produtiva em torno do Agronegócio no Estado. Quando a agricultura cresce, outros setores produtivos importantes também avançam. Nossa intenção é unir forças para que o setor tenha a atenção que merece e seja reconhecido por tudo o que representa”, afirma o deputado Itamar.
A Frente do Agro na Assembleia Legislativa de São Paulo tem o deputado Itamar Borges como presidente e o deputado Fernando Cury como vice-presidente. Sendo a maior frente da Alesp, com 70 deputados de 22 partidos e entidades representativas do setor, além de universidades, instituições de pesquisa e órgãos de apoio que desenvolvem novas tecnologias e ajudam melhorar a competitividade de toda a cadeia produtiva do agronegócio paulista. O grupo recebe o apoio técnico do Fórum Paulista do Agronegócio, presidido por Ariel Mendes, diretor de Relações Internacionais da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).
Força do Agro em SP
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o agronegócio paulista é responsável pela geração de 15% dos empregos formais no Estado. Além disso, segundo o Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), São Paulo é líder mundial na produção de açúcar. Dados da Pesquisa Agrícola Municipal – IBGE 2016 mostram ainda que território paulista tem uma área plantada de 5,6 milhões de hectares, nos quais foram produzidos 442,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que geraram um montante de R$27,6 bilhões. Além do açúcar, o Estado mantém a liderança no valor de produção de laranja, borracha, frutas, tomate e muitos outros itens.
Outro dado que mostra a força do setor está na Pecuária. Segundo a última pesquisa do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), o faturamento da atividade “dentro da porteira” em São Paulo chegou a R$77 bilhões em 2017 (Assessoria de Comunicação, 13/5/19)