TV BrasilAgro discute o Pacto pela Integridade do Agronegócio Brasileiro
O entrevistado do TV BrasilAgro desta semana é Cláudio Torquato da Silva, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e responsável pelo Pacto pela Integridade do Agronegócio Brasileiro, o Agro + Integridade.
Com inspiração no Pró-Ética, premiação instituída pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), o Programa de Integridade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento percebeu que o Selo Agro + é uma excelente oportunidade para empresas e entidades do agronegócio agregarem valores intangíveis a seus produtos e serviços.
O programa nasce justamente no momento em que o mercado brasileiro e mundial demandam ações que resultem em mais transparência e credibilidade. Dentre os benefícios esperados, destacam-se o estímulo a uma nova cultura de ética concorrencial, aprimoramento da transparência, reconhecimento de boas práticas e melhoria da imagem das empresas e entidades.
Compliance
O termo ‘conformidade nasceu do substantivo inglês ‘compliance’, originado do verbo ‘to comply with’, que significa agir de acordo com, de acordo com as leis, as normas, os regulamentos e políticas.
A abrangência desse termo foi mudando com o tempo, e hoje significa não somente fazer cumprir as leis, mas principalmente a Lei Anticorrupção – Lei nº 12.846 de 1º de agosto de 2013. Nesse sentido, um programa de integridade existe para que empresas e entidades criem mecanismos capazes de evitar a prática de atos de corrupção, suborno e fraude.
De forma ampla, o Programa Integridade do MAPA, alinhado ao Programa de Fomento à Integridade do Governo Federal (PROFIP) do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), está buscando não somente uma atuação voltada para uma nova cultura no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mas também nas empresas e entidades do agronegócio.
O Selo Agro+ Integridade se traduz como o eixo do Programa de Integridade do MAPA ao reconhecer as empresas e entidades do agronegócio brasileiro que compartilham do ideário de amplo e irrestrito apoio contra desvios de conduta e corrupção, conscientes de que atos ilícitos não devem ser repudiados e impedidos somente pela autoridade pública, mas por toda a sociedade.
A entrevista pode ser assistida na Web TV do www.brasilagro.com.br.