TV Brasilagro: Maurilio Biagi, o protagonismo e a saga dos biocombustíveis
No ano que marca o 40º aniversário do carro movido a etanol, iniciativa inédita do Brasil na corrida mundial para a produção de energias limpas e renováveis, o TV BrasilAgro apresenta o primeiro de dois programas com entrevistas exclusivas do empresário Maurilio Biagi Filho a Ronaldo Knack, que, como jornalista à época da Folha de S.Paulo, acompanhou e cobriu o início e o desenvolvimento do ProÁlcool.
Maurilio Biagi é o grande protagonista da saga dos biocombustíveis globais. O Brasil acabou perdendo a corrida na produção mundial de etanol para os Estados Unidos graças a falta de visão estratégica das lideranças dos empresários do setor e a imersão dos governos apoiados pelo PT no maior processo de corrupção da história universal.
A verdadeira história do ProÁlcool, o mais bem sucedido programa de governo do País é contada em detalhes nesta entrevista. Os desafios; as novas fronteiras agrícolas; os biocombustíveis alavacando a geração de empregos, renda e desenvolvimento; a política predatória e antinacionalista em determinados momentos praticadas pela Petrobrás com o aval e estímulo dos governantes de plantão.
A transformação da região de Ribeirão Preto no maior polo de desenvolvimento do agronegócio brasileiro; o duro golpe provocado por uma manobra engendrada pelo governo contra o etanol em 1989; a dubiedade das montadoras, através da Anfavea, em relação ao biocombustível que alavancou durante décadas a produção brasileira de automóveis.
Estes e outros temas são comentados por Maurilio Biagi Filho na entrevista que pode ser assistida na íntegra na Web TV do www.brasilagro.com.br.