Usina põe fogo em estação ecológica de São Simão; multa chega a R$ 17,7 mi
DESTRUICAO ESTRADA ECOLOGICA SAO SIMAO-Sergio OliveiraEPTV
Legenda: Imagens aéreas mostram destruição em estação ecológica em São Simão — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV
A Polícia Militar Ambiental concluiu que uma usina foi responsável pelo incêndio que atingiu há dois meses as estações Santa Maria e Experimental, em São Simão (SP). Segundo informações divulgadas pela corporação nesta sexta-feira (29), a empresa será multada em R$ 17,7 milhões. O nome da usina não foi divulgado. Cabe recurso.
O fogo que atingiu as estações começou no dia 19 de agosto e, depois de seis dias, destruiu 2,7 mil hectares do local, que abriga dezenas de espécies de animais ameaçadas de extinção. Plantações vizinhas também foram afetadas.
O capitão da PM Ambiental Diogo Araújo disse que a autoria pôde ser constatada a partir de informações dadas por testemunhas e de dados coletados de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“Uma das testemunhas disse que entre 6h30 e 7h, que é o mesmo horário que o satélite do Inpe aponta para início do fogo, viu um caminhão de usina que estava no local botando fogo naqueles matos coronhão. Parece que perdeu o controle e passou para a mata.”
Legenda: Estação ecológica em São Simão fica destruída após incêndio que já dura seis dias — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV
ESTRADA ECOLOGICA SAO SIMAO-Sergio OliveiraEPTV
A testemunha tirou uma foto do veículo utilizado por funcionários, o que permitiu à polícia identificar a usina. Segundo Araújo, a PM pediu à empresa informações sobre o trajeto do veículo no dia, mas os dados apresentados eram condizentes com horário posterior ao do início do fogo.
“Solicitamos apoio do Ministério Público, do Gaema, que solicitou para a usina e a usina forneceu o trajeto todo do caminhão. Para não surpresa nossa, esse caminhão identificado está no mesmo local indicado pela testemunha, no mesmo horário do início do incêndio, mesmo horário de captação do satélite do INPE”, explica o capitão