Usinas vendem etanol diretamente a postos de combustíveis
Grupos representando usinas de açúcar e etanol defenderam a resolução por anos, dizendo que isso beneficiaria os consumidores e aumentaria o lucro para os produtores.
O governo brasileiro aprovou uma resolução na semana passada para permitir que os fabricantes de etanol vendam o combustível diretamente para os postos de combustível, informa a Reuters. A mudança visa impulsionar a concorrência no setor de combustíveis. A resolução, aprovada pelo Conselho de Política Energética (CNPE), ainda exigiria legislação adicional para contornar as distribuidoras de combustíveis.
O Ministério da Economia do Brasil terá agora de emitir regulamentação relacionada com impostos – as usinas podem ter que pagar esse imposto na íntegra para vender diretamente a postos de combustível – dentro de 6 meses para a lei entrar em vigor.
A maior associação de etanol do Brasil, a Unica, argumentou que a nova legistação poderia complicar o lançamento de biocombustíveis, como o RenovaBio, um programa nacional previsto para ser implementado no próximo ano. Segundo a Unica, se as usinas venderem etanol diretamente para os locais, os distribuidores de combustível podem ter dificuldades para aumentar os volumes de etanol.
Grupos favoráveis às vendas diretas, no entanto, argumentam que essa mudança melhoraria consideravelmente as margens de lucro das usinas, uma vez que os preços do açúcar não são tão lucrativos quanto o etanol. 65% da cana processada na última temporada no Brasil foi destinada à produção de etanol (O Petróleo, 10/6/19)