Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira, 1º de agosto
Agosto começa sem grandes mudanças climáticas no país; as chuvas mais expressivas se concentram no Sul.
Sul
Com a passagem de mais uma frente fria pela região, a chuva retorna principalmente sobre o Rio Grande do Sul e faixa sul e oeste de Santa Catarina. Volumes expressivos são esperados para áreas centrais do território gaúcho. No oeste e sul do estado, o tempo fica mais fechado e com acumulados elevados. Ao mesmo tempo, o ar frio continua e derruba a sensação térmica.
Já no sudoeste do Paraná e norte catarinense, o dia começa com nevoeiros e a tarde será quente e com sol entre nuvens. O mar fica agitado no litoral e ventos sopram a até 60 km/h no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Sudeste
Durante as primeiras horas da manhã, não está descartada a formação de novos nevoeiros novamente em toda a faixa leste da região, desde o sul paulista até o Rio de Janeiro.
Aos poucos, o sol volta a predominar com o avanço de uma área de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas. Além disso, há previsão de vento forte na casa de 70 km/h nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Não há previsão de chuva.
Centro-Oeste
A tendência é de persistência do tempo seco em todos os estados da região e no Distrito Federal. Ventos que sopram do quadrante norte fazem a temperatura subir um pouco mais à tarde, em relação aos dias anteriores.
Não há previsão de chuva, mas os ventos ficam na casa de 60 km/h em Mato Grosso do Sul.
Nordeste
Pouca coisa deve mudar na região, mantendo-se o tempo instável no litoral e o tempo seco no interior. Pela manhã, ainda faz um friozinho em áreas do centro da Bahia e na região da Chapada Diamantina.
Norte
Agosto inicia com tendência de tempo seco em grande parte da Região Norte do Brasil. As instabilidades tropicais devem manter a chuva somente nas áreas mais ao norte do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá (Canal Rural, 1/8/19)