13/08/2019

Veja a previsão do tempo para esta terça, 13

Veja a previsão do tempo para esta terça, 13

Frente fria ainda provoca chuvas no Sul e se desloca para o Sudeste e Centro-Oeste, alterando as condições locais; Norte e Nordeste têm poucas variações .

 

Sul

Ainda chove em boa parte da região, mesmo após o afastamento da frente fria. Com a formação de instabilidades no alto da atmosfera, as pancadas podem ocorrer logo pela manhã, ainda que de forma rápida, no norte e leste gaúcho, em boa parte de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. 

Já nas áreas mais ao norte do Paraná, a chuva ocorre em forma de pancadas no final do dia. Um destaque importante é o céu nublado e a condição de chuva a qualquer momento no litoral norte catarinense, e também na faixa leste do Paraná, entre Curitiba e o litoral, devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra à costa. Em Florianópolis, o dia amanhece chovendo, mas depois as instabilidades perdem força e o sol predomina. 

Outro ponto importante é a possibilidade de neve em pontos das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no finalzinho da noite, devido à combinação entre umidade presente na atmosfera e a queda acentuada na temperatura com o avanço de uma massa de ar polar. Alerta também para ventania com rajadas de até 80 km/h no litoral gaúcho e catarinense.

 

Sudeste

A chegada de uma frente fria altera o tempo na região. Chove na metade leste paulista, no sul de Minas Gerais e também em boa parte do estado do Rio de Janeiro. Durante as primeiras horas do dia, a chuva já avança pelo litoral sul de São Paulo; nas demais áreas, ocorre em forma de pancadas principalmente a partir da segunda metade do dia. Serão pancadas rápidas, mas que podem vir acompanhadas por descargas elétricas principalmente no Rio de Janeiro, devido às temperaturas elevada. 

Na Região Metropolitana de São Paulo, apesar da condição de chuva mais no final do dia, as alterações no tempo já serão sentidas à tarde com a mudança na direção dos ventos e queda acentuada na temperatura. Já no oeste paulista, em grande parte de Minas Gerais e no Espírito Santo, o dia será de sol entre poucas nuvens.

 

Centro-Oeste

O tempo firme ainda predomina sobre a região. Apesar da baixa chance de chuva, haverá maior variação de nebulosidade sobre o sul de Mato Grosso do Sul com a chegada de uma frente fria. Isso deve provocar queda acentuada na temperatura, principalmente em municípios situados no extremo sul do estado, devido ao avanço de uma massa de ar frio de origem polar logo após a passagem da frente fria.

 

Nordeste

Pouca coisa muda no clima da região. A chuva persiste somente no litoral, devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra à costa. Vale ressaltar que no litoral leste a chuva já perde intensidade, ocorre de forma pontual e intercalada com períodos de sol e elevação da temperatura. Nas demais áreas nordestinas, o tempo é seco, quente e com baixa umidade relativa do ar.

 

Norte

O tempo é instável e com pancadas de chuva desde o norte do Amazonas até o nordeste do Pará, devido a instabilidades tropicais. A chuva é rápida, mas pode ocorrer com acumulados expressivos no norte do Amazonas, em Roraima, norte do Pará e em todo o estado do Amapá. Nas demais áreas da região, tempo seco e quente (Canal Rural, 13/8/19)