02/08/2018

Venda de veículos novos no Brasil sobe 18% em julho sobre um ano antes

Venda de veículos novos no Brasil sobe 18% em julho sobre um ano antes

Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em julho somaram 217,5 mil unidades, um crescimento de 17,7 por cento sobre igual período do ano passado e alta de 7,7 por cento na comparação mensal, informou a associação de concessionárias, Fenabrave, nesta quarta-feira.

Com o movimento, as vendas de janeiro a julho acumularam alta de cerca de 15 por cento na comparação anual, para 1,384 milhão de veículos, segundo os dados da entidade.

“A base de junho é baixa, por conta dos reflexos negativos da greve dos caminhoneiros, e ainda tivemos um dia útil a mais de vendas. Esses aspectos, somados à queda na inadimplência e ao aumento da oferta de crédito, estão impulsionando o nosso setor”, afirmou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, em comunicado à imprensa.

“Contudo, as incertezas no âmbito político nacional e o forte índice de desemprego ainda deixam o setor em alerta”, acrescentou Assumpção Júnior. No mês passado, a Fenabrave reduziu sua projeção de venda de carros e comerciais leves neste ano, de alta de 13 por cento para 9,7 por cento.

A média diária de vendas de automóveis e comerciais leves nos 22 dias úteis de julho foi de 9.480 unidades, 2,6 por cento acima das 9.288 unidades de junho, que teve 21 dias úteis, afirmou a Fenabrave.

Segundo a entidade, a venda de caminhões novos em julho cresceu cerca de 16 por cento ante junho e 47 por cento na comparação anual, para 6.666 unidades. No acumulado, o segmento tem crescimento de 50 por cento sobre um ano antes, para 39 mil unidades.

As vendas de ônibus quase dobraram em julho ante junho, a 2.289 unidades, avançando 56 por cento no comparativo anual (Reuters, 1/8/18)