01/07/2019

Wall St tem melhor junho em décadas com G20 no foco

Wall St tem melhor junho em décadas com G20 no foco

Os principais índices acionários de Wall Street fecharam em alta nesta sexta-feira, em sessão de forte volume, com o S&P 500 e o Dow Jones concluindo o melhor mês de junho em gerações, antes das aguardadas negociações comerciais entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, na cúpula do G20 no Japão.

O índice Dow Jones subiu 0,28%, a 26.600 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,57%, a 2.942 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,48%, a 8.006 pontos.

Todos os três principais índices de ações dos EUA ganharam terreno ao final da semana. Eles acumularam também ganhos no mês, no trimestre e na primeira metade do ano, período no qual o mercado de ações norte-americano teve um desempenho notável.

O S&P 500 teve o melhor junho desde 1955. O Dow registrou o maior ganho percentual para o mês desde 1938, os últimos dias da Grande Depressão.

Depois de vendas generalizadas em dezembro passado, por causa de temores de uma desaceleração econômica global, o S&P 500 saltou 17,3%, maior alta para o primeiro semestre desde 1997.

“O mercado chegou à conclusão de que o mundo não vai acabar”, disse John Ham, consultor financeiro do New England Investment and Retirement Group. “Além disso, Powell (Jerome Powell, chairman do Fed) deu uma virada de 180º desde a última alta (de juros) do Fed, o que nos levou a um ótimo semestre”, acrescentou.

Trump sinalizou esperanças de que seu encontro com Xi na cúpula do G20 será produtivo, mas disse que não fez nenhuma promessa sobre a suspensão das tarifas.

“Todo mundo está focado na reunião Trump/Xi, e a maioria dos investidores está esperando por um cessar-fogo”, acrescentou Ham. “Nesse ponto, é apenas uma questão de quanto de cessar-fogo conseguimos.”

As ações do setor financeiro lideraram os ganhos no S&P 500 e no Dow, depois que os grandes bancos dos EUA passaram em “testes de estresse” do Fed, com o banco central dando às empresas uma boa avaliação de saúde. O índice S&P 500 para bancos ganhou 2,4%.

O volume de negócios aumentou em meio à reestruturação anual dos índices da família Russell, tradicionalmente um dos dias de maior negociação do ano.

Todos os 11 principais setores do S&P 500 terminaram a sessão em território positivo (Reuters, 28/6/19)